Duração: 3 horas
O Passeio Eco-Histórico pelo Rio Bacanga está se tornando uma das mais atraentes opções de turismo da cidade para quem gosta de natureza e história com um gostinho de aventura.
Nosso ponto de partida é o Porto Cultural, localizado no bairro do Sá Viana, às margens de um dos rios mais importantes da Ilha. Além de apreciarmos os aspectos naturais, como o rio, o exuberante manguezal e sua fauna, desembarcamos em dois antigos sítios coloniais do Maranhão, cada qual com sua beleza diferenciada.
O primeiro é o Sitio Santo Antônio das Alegrias, carinhosamente conhecido como Sitio do Físico, encontrado hoje em forma de impressionantes ruínas de um antigo complexo industrial, considerado o primeiro planificado de todo o território brasileiro. Ainda neste mesmo lugar, fazemos uma trilha ecológica em um fragmento de floresta amazônica secundária no Parque Estadual do Bacanga - a maior unidade de conservação de proteção integral da Ilha - apreciando sua vegetação até um sítio arqueológico conhecido como Sambaqui do Bacanga, de 6.600 anos, que remonta aos mais antigos habitantes destas terras.
A nossa segunda parada é no Sitio Pyranhenga, com uma beleza sem igual, que apresenta ainda sua arquitetura preservada, com casa grande, capela revestida de azulejos de alto relevo, senzala, uma linda escadaria e a vista panorâmica do rio.
Por fim, na volta contemplamos o lindo pôr do Sol, no meio do rio, ao som de belas e inesquecíveis músicas populares genuinamente maranhenses.
Valor:
R$ 100/pessoa
Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO colocam a segurança dos participantes em risco temos duas opções:
Por favor, chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência antes do horário agendado, depois disso será considerado no-show sem direito a reembolso.
Se no dia da atividade alguma condição climática ou qualquer outro motivo que coloque os participantes em risco impedir a operação das atividades, estas poderão ser canceladas, adaptadas ou reagendadas. Em caso de cancelamento por esse motivo haverá reembolso do valor integral.
Após a entrada da UFMA, deve-se seguir pela Av. dos Portugueses, depois a primeira rua a esquerda, Rua Militana Ferreira, e novamente a esquerda, Rua Nova.